Cálculo de Curto Circuito em Sistemas Elétricos Industriais


A AW Strom conta com profissionais capacitados e experientes em Cálculo de Curto Circuito em sistemas elétricos industriais, além de possuir software para os cálculos, dando ainda mais segurança e confiabilidade ao trabalho.

Cálculo de curto circuito AW Strom

Cálculo de curto circuito AW Strom

Cálculo de Curto Circuito

Os termos Curto-Circuito e Falta para Terra descrevem falhas na isolação operacional de equipamentos, que podem ter como causas:

  1. Sobre-temperatura devido a excessivas sobrecorrentes;
  2. Descargas disruptivas durante sobretensões;
  3. Arco elétrico causado por contaminação no ar, principalmente sobre isoladores.

Suas consequências podem ser:

  1. Interrupção da fonte de energia;
  2. Destruição de componentes do sistema;
  3. Desenvolvimento de stresses mecânicos e térmicos inaceitáveis em equipamentos.
Curto-Circuito De acordo com a IEC 60909, o curto-circuito é uma conexão acidental ou intencional de um condutor para uma parte do circuito que normalmente possui outro nível de tensão através de uma baixa resistência ou impedância.
Corrente de Curto-Circuito A corrente de curto circuito é definida como o resultado desta conexão.
Corrente de Curto-Circuito Assimétrica ou Inicial A corrente de curto-circuito assimétrica inicial é a corrente eficaz existente no momento em que o curto-circuito aparece, quando a impedância de curto tem seu valor definido no “tempo zero”.
Corrente de Curto-Circuito de Pico A corrente de curto-circuito de pico é o máximo valor momentâneo possível no início da ocorrência do curto.
Corrente de Curto-Circuito Simétrica ou de Regime Permanente A corrente de curto-circuito simétrica é a corrente eficaz remanescente após o decaimento de todo fenômeno transiente.
Impedância de Curto-Circuito A impedância de curto-circuito é requerida para o cálculo das correntes de falta na posição do curto-circuito. Definimos diversos pontos para o cálculo de curto-circuito conforme diagrama de impedâncias. Os pontos são escolhidos onde há variação significativa de impedância. As impedâncias equivalentes são calculadas de acordo com o ponto em questão.

cálculo-de-curto-circuitoCorrente típica de curto-circuito

I” k Corrente Assimétrica Eficaz

Ip Corrente de Pico

IDC Componente contínua

A: Valor inicial da componente contínua

Para o cálculo da corrente de curto-circuito assimétrica, basta multiplicar a corrente de falta simétrica por um fator de assimetria, que depende da relação X/R (Reatância/Resistência) no ponto em questão.

Para o cálculo de corrente de curto-circuito de pico, ou impulso, basta multiplicar a corrente assimétrica eficaz por raiz de 2.

Cálculo de Curto Circuito Trifásico

Para a determinação das correntes de curto-circuito em qualquer ponto do sistema, procede-se a soma vetorial de todas as impedâncias calculadas até o ponto desejado.

Este método leva em consideração o teorema das componentes simétricas, sendo que para o caso de uma falta trifásica, o mesmo é considerado um sistema equilibrado de correntes e tensões, sendo desprezadas as componentes de sequencia negativa e zero.

ComponentesSim Componentes simétricas de uma Corrente de Falta

Para o cálculo da corrente de curto-circuito trifásica simétrica basta dividir a corrente base pela impedância do ponto.

Cálculo de Curto-circuito Fase-Terra

A determinação da corrente de curto-circuito fase-terra requer o conhecimento das impedâncias de sequencia zero do sistema, além das impedâncias de sequencia positiva e negativa.

A impedância da malha de terra normalmente fornecida pela concessionária é de 3xRt=3x(7+j0) pu.

Para a determinação da corrente de falta fase-terra máxima levamos em consideração somente as impedâncias da concessionária, transformadores e cabos. Para o curto-circuito fase-terra a corrente de falta circula pelas impedâncias de sequência positiva, negativa e zero em série.

Determinamos a corrente de falta fase-terra mínimo fazendo-se: corrente de falta fase-terra

Para a determinação da corrente de falta fase-terra mínimo levamos em consideração a impedância da malha de terra, sendo então:

 b


Contratação

Entre em contato com a AW Strom para a contratação de estudos de Curto-Circuito e Seletividade. Trabalhamos com softwares específicos e somos especialistas em obter aprovação de estudos nas concessionárias de energia. Trabalhamos também com a parametrização de relés e ensaios de comissionamento.

 Entre em contato com a AW Strom Engenharia. Clique AQUI